.

Drone salva vidas com lançamento aéreo de emergência médica

E se um drone respondesse rapidamente se precisasse de um medicamento ou de um equipamento médico de urgência?
Já está em prática essa modalidade no mercado das pequenas aeronaves não tripuladas. A empresa SkyProwler entrega equipamentos médicos de emergência de forma mais rápida e mais barata que o método tradicional. São os drones a conquistar o espaço de outros meios de transporte.


pplware_skyProwler_drones00

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reacção alérgica grave que surge poucos segundos ou minutos após estar em contacto com um alergénio, imagine que precisa rapidamente de um medicamento (injecção de Epinefrina)?
Já há um drone nos Estados Unidos que já entrega estes medicamentos e outros equipamentos médicos de urgência. Krossblade Aerospace Systems, uma startup de aviação sediada no Arizona, criou um prototipo para a empresa SkyProwler drones, que pode viajar acima dos 105 kms hora para entregar equipamentos como, por exemplo, insulina ou mesmo um desfibrilhador.
pplware_skyProwler_drones01
Por 50 dólares, o drone SkyProwler chega por um custo bastante menor que uma tradicional ambulância ou viatura de emergência médica que transporta este tipo de equipamento. E este drone leva apenas 7 minutos desde que é accionado até ao ponto mais longe do seu raio de acção na área geográfica onde actua, cerca de metade do tempo de uma ambulância.
 
O último protótipo da empresa Krossblade usa uma porta que liberta automaticamente o medicamento ou qualquer outra carga enquanto o drone sobrevoa o sítio certo do cliente para a descarga.
O drone tem uma forma diferente porque, para optimizar a aerodinâmica e reduzir a resistência do vento, faz sentido dobrar os grandes rotores lentos, retirado-os fora do caminho em voo de cruzeiro, quando não são necessários. Isso faz com que SkyProwler voe muito mais rápido e mais eficiente do que se os grandes rotores que permite planar permanecessem dobrados para fora.
pplware_skyProwler_drones02
Os drones já assumiram este papel em cenários de guerra, agora poderão ser usados no dia-a-dia de forma simplificada. Para isso, este drone pode viajar até 40 minutos e 64 quilómetros de distância do seu posto de controlo, o SkyProwler pode servir para proporcionar às vítimas isoladas, medicamentos, alimentos ou água, até que possam ser transportados para algum lugar com mais recursos.

Windows 10 correrá em dispositivos do tamanho de carregadores

O Windows 10 é uma aposta muito grande da Microsoft. Não será apenas dedicado aos desktop e outros equipamentos de maiores dimensões, mas conseguirá abranger um espectro muito grande de hardware e de dispositivos.
Durante a mais recente apresentação da Microsoft, que decorreu na Computex 2015, a empresa mostrou o Windows 10 a correr em dois equipamentos particulares, e um dele era do tamanho de um carregador de telefone.
win_10_carreg_1
Foram várias as máquinas que foram mostradas durante a keynote da Microsoft que decorreu na Computex desde ano. Todas tinha, claro, o Windows 10 a correr, e em todas o novo sistema operativo da Microsoft se adapta e corre sem qualquer problema.
Mas houve duas máquinas que chamaram à atenção e que mostram a versatilidade que este novo sistema vai ter, capaz de correr desde o equipamento de maiores dimensões, e com hardware correspondente, até aos mais pequenos dispositivos.
Uma das máquinas tinha dimensões muito similares a um normal carregador eléctrico e conta com duas portas USB 3.0 e uma HDMI.
O Quanta Compute Plug foi criado para ser ligado directamente à parede e a partir dai serem ligados os periféricos e o cabo HDMI para ligação à televisão.
O controlo deste diminuto equipamento pode ser feito com recurso à Cortana, quer via um controlo remoto Bluetooth ou com um headset.
Não foram apresentadas quaisquer especificações ou datas de disponibilização para o Quanta Compute Plug.
win_10_carreg_2
A segunda máquina, o Foxconn Kangaroo, que tem dimensões ligeiramente maiores, apresenta argumentos muito mais interessantes.
Para além de estar equipado com o processador Cherry Trail da Intel tem ainda uma bateria interna que lhe permite uma autonomia de 6 horas. Soma-se ainda um leitor de impressões digitais que pode funcionar de forma directa com o Windows Hello.
Este é um equipamento que depois de ligado a uma televisão, com recurso a uma porta HDMI, pode transformar-se num PC completo, com todas as funcionalidades do Windows 10.
Esta é uma aponta que até agora estava fora das mãos da Microsoft e que passava apenas pelos fabricantes. A chegada da Microsoft pode permitir uma adaptação bem directa do Windows 10 a estes dispositivos e uma optimização geral.

Microsoft quer vários sistemas operativos em dispositivos móveis

Um dos objectivos mais perseguidos no campos dos dispositivos móveis é a capacidade de ter a presença de vários sistemas operativos, podendo o utilizador escolher qual quer usar em qualquer situação.
Esta tem sido uma luta inglória e até agora não existem soluções capazes de serem usadas em situações do dia-a-dia e por qualquer utilizador.
Mas a Microsoft tem uma patente registada e que pode vir a solucionar o problema. Só precisa de ser implementada e colocada em funcionamento.
patente_ms_1
A patente que a Microsoft agora registou está pensada para dar aos dispositivos móveis ou aos utilizadores a capacidade de definir qual o sistema operativo que querem usar, garantindo que, mediante um conjunto de regas, que podem ou não ser aplicadas, é usado o sistema mais adequado a cada situação.
Com a criação de perfis para cada sistema operativo permite que, em momentos pré-determinados ou em situações muito específicas, possam ser usadas aplicações ou contextos já determinados e que facilitam ou satisfazem necessidades especiais dos utilizadores.
Um cenário onde este modelo pode ser usado é em situações em que o mesmo dispositivo é usado em ambientes empresariais e pessoais, conseguindo ser garantida a privacidade dos dados do utilizador e ao mesmo tempo a segurança dos dados da empresa.
patente_ms_3
Mas a patente vai mais longe e consegue garantir que para determinadas funções, muito específicas, os dispositivos sejam reiniciados e as aplicações certas sejam lançadas e usadas.

Sumários da patente

The innovation disclosed and claimed herein, in one aspect thereof, comprises a system that facilitates different levels of operating system (OS) boot so as to provide users with rapid access to certain functionalities, security, applications, etc. Accordingly, an OS can be loaded in phases or stages commensurate with policies, preferences, actions, context, etc. Similarly, a particular OS or group of OSs can be loaded to address a particular scenario or requirement.
Essentially, the innovation addresses the ever-increasing processing capabilities, storage, and functionality of portable computing devices by enabling logical OS selection. In other words, robust OSs can be installed to enable execution of sophisticated applications such as word processors, browsers, media players, network applications, etc. Additionally, if desired, a more limited OS could be installed to facilitate quick access to desired functionality (e.g., dialer in a smartphone) rather than waiting for a robust OS boot process to be implemented.
Moreover, different levels of authentication can be associated with the respective boot levels. These authentication levels can be employed to enhance security by limiting access to data and/or functionalities. For example, to place a simple call may require no or little authentication, while access to a VPN (virtual private network) portal to a secure network may require a long boot time and high level of authentication.
A variety of mechanisms (e.g., voice commands, quick buttons, drop down menus, etc.) can be employed to designate the desired boot level. If a quick boot is selected to make available certain functions, a full level boot may concurrently take place in the background to facilitate respective functionalities as various boot levels are achieved.
Yet another embodiment provides for a quick appliance mode. For instance, when the device is in full mode (e.g., robust OS), it can be handed off to someone (e.g., child or a stranger) and quickly put into a different mode (e.g., lesser robust OS) that only allows games, or local calls. In this example, the limited OS can enhance security by limiting (or prohibiting) access of confidential information or functionality.
In other aspects thereof, rules-based and machine learning & reasoning (MLR) logic is provided to automate functionality on behalf of a user. For instance, MLR logic can employ a probabilistic and/or statistical-based analysis to prognose or infer an action that a user desires to be automatically performed.
A ambiguidade da patente permite que os sistemas a serem usados possam ser completamente dispares e que no mesmo dispositivo possa conviver uma versão do Windows Phone ou Windows 10 com outra versão do Android.
Ao serem definidos vários estágios e pontos de controlo, é possível a qualquer momento o utilizador mudar de contexto, ainda que dentro do mesmo sistema operativo, e passar a usar outro perfil com permissões distintas ou com acesso a aplicações específicas.
patente_ms_2
O cenário ideal para a aplicação desta nova patente é sem qualquer dúvida as situações em que necessita de haver uma separação física dos dados dos utilizadores dentro dos sistemas, algo que hoje ainda não existe.
Em contextos diferentes é dado acesso a aplicações diferentes e impostas políticas de segurança também diferentes, garantindo que não é apenas a segurança a ser imposta, mas também o acesso a aplicações específicas para as funções a desempenhar.
Algo que esta patente parece garantir, e que ainda hoje não existe, é que o acesso diferentes sistemas não obriga a uma eliminação completa dos dados e à reposição dos sistemas.

Gartner diz que é o momento para “esquecer” o Windows 8.1

A poucos dias de ser lançado a versão final do Windows 10, a Gartner vem aconselhar os utilizadores, em especial as empresas, para migrarem directo do Windows 7 para o Windows 10.
Segundo a empresa, o Windows 8.1 não é a melhor opção para uma nova implantação na empresa e é provável que o Windows 8.1 tenha um destino semelhante ao Windows Vista.
windows_8_12

De acordo com um comunicado enviado aos clientes,  Steve Kleynhans da Gartner refere que as empresas devem repensar os planos de migração e passar do Windows 7 para o Windows 10, esquecendo o Windows 8.1. Para Kleynhans, o Windows 8.1 terá um caminho semelhante ao  Windows Vista uma vez que perderá rapidamente suporte.
it is likely that Windows 8.1 will suffer a similar fate to Windows Vista, whereby industry support died off relatively quickly
Windows 8.1 is no longer the right option for new enterprise deployment, and indeed, resources should be refocused on early adoption of Windows 10
Para quem deseja manter o Windows 7, a pressão é menor até porque só em 2020 (em concreto 14 de Janeiro de 2020) é que termina o suporte de segurança gratuito.
Windows_Start_4
Segundo a informação, a Gartner prevê que as empresas comecem já a migrar para o Windows 10 no segundo semestre de 2016. A pressão deverá chegar por parte dos fabricantes de software que vão abandonar o suporte para o Windows 8.1 e dedicar-se ao Windows 10.