Os desenvolvimento da nova versão móvel do Windows têm decorrido de forma paralela ao Windows 10. Esta nova versão está interligada de forma muito intima com o que será o novo Windows e por isso esta relação é natural.
As builds têm surgido de forma periódica e a mais recente, a 10149, traz uma novidade que era pedida há muito, a capacidade de gravar chamadas.
Esta nova funcionalidade do Windows 10 Mobile ainda não está plenamente funcional, mas começa já a ser vista dentro do próprio sistema operativo.
Se acederem com um explorador de ficheiros ao Windows 10 Mobile vão já poder ver junto das restantes pastas uma nova que se chama Recorded Calls.
Será supostamente aqui que o Windows 10 Mobile irá guardar os ficheiros de som com as chamadas que os utilizadores quiserem gravar, sendo depois acedidas através de uma nova aplicação que também surgiu nesta nova build.
A aplicação, que se chama Voice Recorder, tem apenas permissões para aceder à nova pasta de sistema, o que dá entender que será usada para ouvir as chamadas gravadas.
Lançada como uma aplicação Universal, tem ainda as permissões para aceder ao microfone, à lista de contactos e à pasta de documentos.
Esta nova função não é das mais importantes e que eram esperadas no Windows 10 Mobile, mas mostra que a Microsoft ouve os utilizadores do Windows Phone, e do futuro Windows 10 Mobile, e que implementam as funcionalidades que estes pedem.
Provavelmente não será das funcionalidades mais usadas, mas a verdade é que passará a constar das muitas funcionalidades do Windows 10 Mobile, podendo ser usada sempre que os utilizadores assim o entenderem.
Ainda sem data definida para lançamento, ao contrário do Windows 10 que chega a 29 de Julho, o Windows 10 Mobile deverá chegar mais para o final do Verão, provavelmente com a apresentação de novos equipamentos Lumia, dedicados a substituir os actuais topo de gama.