.

Conheça todas as novidades apresentadas no Google I/O

A gigante Google confirmou hoje, durante o primeiro dia do Google I/O, várias “novidades” que tinham vindo a ser noticia nos últimos dias. Foi um evento com pouco suspense e o maior destaque vai sem dúvida para o Android M. Conheça agora todas as novidades apresentadas.


IO15

Android M

A chegada do Android M era uma novidade esperada para a I/O de hoje. A Google não deixou de cumprir e por isso lançou hoje a mais recente versão do Android.
Controlo das permissões das aplicações
O já falado controlo das permissões das aplicações vem já integrado com esta nova versão do Android e dará ao utilizador um controlo ainda maior sobre as as permissões definidas por aplicação.
appBateria
Uma nova tecnologia para melhorar os  consumos de energia foi também criada. O Dozer vai conseguir perceber a utilização do equipamento, ao nível físico e diminuir os consumos em momentos em que estes não estejam a ser usados.
O Android M Developer preview estará hoje disponível para o Nexus 5, 6, 9 e Player.

Android Pay

Os pagamentos digitais estão na moda e a Google integra, agora, no próximo Android M, um serviço nativo: o Google Pay. A Google aposta numa divulgação com frases fortes, onde a Segurança, Simplicidade e Escolha, são a bandeira deste serviço.
Este sistema de pagamento vem trazer a todos os dispositivos Android uma capacidade que somente a Samsung tinha, dentro do sistema operativo da Google.
pay_00

Android Pay

A Google deu também a conhecer algumas actualizações para o Android Wear. Uma das novas funcionalidades em destaque é o  “Always On” que permite ter uma determinada aplicação em modo “hibernado” (em preto e branco) mas activo do ponto de vista das notificações, garantindo assim uma gestão eficiente da bateria.
Segundo a Google actualmente existem mais de 4000 apps para Google Wear.
androidwear

Google Now + ‘Now on Tap’

O Google Now vai ficar ainda mais “inteligente” com a nova função ‘Now on Tap’. Esta nova funcionalidade permitirá interagir com as aplicações do Android.
Por exemplo, quando o utilizador carregar no botão Home, o Google disponibilizará um conjunto de opções. para acções a realizar naquele momento. No caso de precisar de algo mais específico/detalhado, o utilizador pode dizer “Ok Google” a partir de qualquer aplicação. Por exemplo, se estiver a ouvir Twenty One Pilots no Spotify e questionar: “Ok Google, quem é cantor principal”…o utilizador terá uma resposta imediata.
google-now-on-tap-002

Internet of Things

Tal como se esperava, a Google confirmou o seu novo sistema operativo para a Internet das coisas.  Baptizado de Brillo, este sistema tem como base o Android e é direcionado para os mais diversos dispositivos inteligentes como é o caso dos termóstatos, lâmpadas, frigoríficos, etc.
brillo_01

Google Photos

A Google anunciou oficialmente Google Photos . Além de permitir gratuitamente o alojamento de fotos e vídeo, este serviço oferece uma interface para gestão de todos os conteúdos e funcionalidades de partilha.
A “boa” novidade é que este serviço oferece espaço ilimitado (grátis) e o utilizador nem precisa de ter conta no Google+.
google_00_thumb

Google Maps Offline

A utilização do Google Maps em modo offline não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida, algo que irá mudar ainda este ano.
google_maps-720x383
Além das novidade referidas, a Google deu a conhecer também o Google Cardboard SDK que agora ganhou suporte para o iOS, o Cloud Test Lab, e referiu-se também ao projecto Loon onde os balões que vão “fornecer” Internet já estão a ser testados na nova Zelândia e têm capacidade para estar no ar durante cerca de 100 dias.

YouTube quer entrar nas plataformas de transmissões de jogos

Na Internet é cada vez mais frequente a transmissão em tempo real de conteúdos. Para além dos vídeos normais, existe agora a “moda” de transmitir em tempo real os jogos de computador.
Twitch tinha até agora o domínio completo nesta área, mas a Google resolveu entrar nesta área e apresentou o seu novo serviço YouTube Gaming.
ytgame_1

Google já alerta utilizadores para páginas mais lentas a carregar

O paradigma da Internet e dos acessos a conteúdos está a mudar de forma drástica. Deixámos de estar concentrados nos acessos via computadores e portáteis, tendo passado a olhar, de forma muito mais intensiva e preocupada, para os dispositivos móveis.
É aqui que está o futuro e a Google tem disso consciência. Por essa razão voltou a melhorar a informação que dá nas pesquisas nos dispositivos móveis.
google_1

Google contra-ataca com serviço de streaming de música próprio

Os serviços de streaming de música estão na ordem do dia. Depois da Apple ter apresentado o seu, várias foram as gigantes da Internet que adaptaram os seus modelos para passar a fornecer também este serviço.
A Google não podia deixar passar esta oportunidade e chegou também a este serviço, baseado no seu Google Music, também com um modelo gratuito e assente em publicidade.
google_music_1

Para já o novo Google Music Free está limitado aos utilizadores dos Estados Unidos e baseia-se numa lista de rádios, curadas e com músicas a serem servidas mediante as preferências dos utilizadores.
O modelo de negócio aproxima-se de outros que já existem na Internet, sendo suportado pela apresentação de publicidade, que será intercalada com as músicas apresentadas.
Para além das rádios propostas pela Google, o utilizador poderá também criar as suas próprias listas de reprodução, que vão seguir o mesmo modelo de apresentação de publicidade.
anúncio deste novo serviço foi feito hoje durante a tarde e revelou que a gigante das pesquisas está interessada em competir directamente com outros gigantes que estão já presentes neste mercado.
A criação destas listas de reprodução (rádios) resulta da compra da Songza, feita pela Google há alguns meses. Inicialmente esteve apenas disponível para os utilizadores que pagam a utilização do serviço, mas foi agora aberta a todos.
google_music_2
Esta novidade surge agora no browser, e ainda limitada na área geográfica, mas espera-se que muito em breve esteja também disponível nos clientes móveis.
Apesar de ter lançado este novo modelo de streaming, a Google continua a dar a possibilidade aos utilizadores de terem acesso sem a apresentação de publicidade, tendo para isso de pagar 9,99 euros mensais.
A Google espera que a disponibilização do streaming gratuito possa trazer muitos mais utilizadores para a modalidade paga, alargando assim ainda mais a sua base de utilizadores.

Google X criou pulseira que será usada para fins médicos

O mercado dos wearables está ao rubro com novos dispositivos a surgirem a um ritmo alucinante. A maioria destes dispositivos são já capazes de recolher e analisar os dados vitais dos seus utilizadores, mas ainda sem um grau elevado de precisão.
A Google resolveu dar um passo rumo ao futuro e criou um dispositivo médico que poderá resolver todos os problemas. Esta pulseira será usada para recolher em tempo real os dados dos pacientes, ajudando a diagnosticar problemas.
google_1

Esta nova pulseira não será para uso comercial e destina-se a uma utilização médica, em cenários em que os médicos precisam de recolher informação detalhada e constante sobre os seus pacientes.
Está capacitada para recolher o batimento e ritmo cardíaco, os níveis de sudação, temperatura da pele e até alguns factores ambientais, como a luminosidade ou os níveis de ruído.
A ideia da Google é conseguir usar esta pulseira não apenas em situações médicas, mas também em testes clínicos onde é necessário controlar de forma permanente os dados vitais de quem está a realizar os testes, para garantir ao máximo a recolha de dados essenciais.
The experimental device, developed within the company’s Google X research division, can measure pulse, heart rhythm and skin temperature, and also environmental information like light exposure and noise levels. It won’t be marketed as a consumer device
Ainda não foi feita uma apresentação pública, mas esta pulseira estará quase pronta a ser usada em testes reais, provavelmente ainda durante este verão.
google_2
Para poder massificar este seu novo dispositivo a Google necessita de obter a aprovação das entidades reguladoras, não apenas nos Estados Unidos mas também na Europa, algo que espera fazer durante os testes iniciais.
Depois de ter trazido a público umas lentes de contacto que conseguiam controlar a diabetes, é agora a hora do Google X apresentar o seu mais recente dispositivo, dedicado à monitorização de sinais vitais e ao seu registo para posterior avaliação médica.
via Bloomberg

Microsoft apresentou os primeiros preços oficiais do Windows 10

A poucas semanas do lançamento do Windows 10, subsistem ainda algumas dúvidas nos utilizadores. Se a questão do licenciamento gratuito, para os utilizadores do Windows 7 e 8.1 está fechada, faltava saber o preço e a forma como esta versão do Windows será vendida.
Vários rumores apresentaram já possíveis preços, mas hoje a Microsoft lançou, de forma oficial, o preço do Windows 10, através da aplicação para reserva do Windows 10.
win10_precos_1

Marinha dos EUA conseguiu alargar suporte do Windows XP

Mais de um ano após o fim do suporte ao Windows XP, esperava-se que este sistema operativo tivesse já uma utilização marginal. Mas a realidade é bem diferente e o Windows XP consegue ainda ter uma presença bem forte em alguns mercados, especialmente em algumas áreas específicas.
É de uma destas áreas que surge agora uma notícia que a muitos podem parecer estranha. A Marinha dos Estados Unidos da América conseguiu negociar com a Microsoft para alargar o suporte ao Windows XP, pelo menos por mais alguns meses.


win_xp_1

Meizu MX4 – O novo smartphone com Ubuntu

Foi em 2013 que a Canonical anunciou a versão mobile do sistema operativo Ubuntu e desde essa altura que se sabia que a espanhola BQ e a chinesa Meizu iriam ser as primeiras empresas a lançar equipamentos com esse sistema operativo.
A BQ foi a primeira a lançar dois equipamentos e a Meizu inicia as vendas do “novo” Meizu MX4 já amanha.


meizu-mx4-ubuntu-edition-02_story

Samsung boicota actualizações do Windows

O controlo que muitos fabricantes têm nos equipamentos que vendem aos consumidores é assustador. Sob a capa de manter as máquinas actualizadas têm acesso a controlar de forma completa os equipamentos e por vezes acabam por levar esse papel longe demais.
A descoberta agora feita dá conta de uma mudança muito perigosa que a Samsung está a fazer nos portáteis que vendeu. Para manter a estabilidade das máquinas resolveu desabilitar as actualizações do Windows.


sansung_1

BQ acaba de anunciar o smartphone Aquaris M por 179,90€

A empresa tecnologia espanhola BQ  acaba de anunciar o novo Aquaris M. Com um design ergonómico e material anti-dedadas, o novo Aquaris M vem com um ecrã com tecnologiaQuantum color+ (sistema de visualização mais avançado do mundo) e também com uma aposta na autonomia.
O Aquaris M está disponível em três modelos: Aquaris M4.5, Aquaris M5 e Aquaris M5.5.
Aquaris_10
Com um volume de negócios na ordem dos 202,5 milhões de euros em 2014 e com 1078 colaboradores, a BQ orgulha-se de ser uma empresa irreverente, exigente, dinâmica, responsável e didáctica. Depois do sucesso da gama E(Aquaris E5 é o Smartphone livre líder em Espanha) a empresa anunciou o Aquaris M4.5, Aquaris M5 e Aquaris M5.5.
Os novos equipamentos destacam-se pelo design,  por terem uma moldura reduzida e por ter sido optimizada a posição dos botões.
Aquaris_05

Ecrã

Ao nível do ecrã, além da tecnologia Quantum color+ destaca-se também a tecnologia Assertive display que garante alta visibilidade, mesmo quando o equipamento está exposto à luz directa do Sol. Todo o sistema de cores ajusta-se dinamicamente à luminosidade e as cores do ecrã à luz ambiente.
O ecrã está protegido com material álcali-aluminossilicato reforçado, resistente a riscos, impactos e torsão em caso de acidente.
color

Bateria

O novo Aquaris M traz também novidades ao nível da autonomia.O Aquaris M4.5 vem com uma bateria LiPo de 2470 mAh, o M5 vem com uma bateria LiPo de 3120 mAh e o M5.5 traz uma bateria LiPo de 3500 mAh.

Câmaras

A câmara frontal é de 5MPX com flash e a câmara traseira tem dual-flash e é de 13 MPX no M5 e no M5.5 e 8 MP no M4.5. A resolução de vídeo é Full HD – 1080p.

Som

O novo Aquaris M inclui também tecnologia de som Dolby, através do chip de áudio Cirrus.
Todas as versões têm suporte para redes 4G, são Dual-SIM e vêm já com o Android Lollipop.
Aquaris_11

Aquaris M5.5

O Aquaris M5.5 dispõe de um ecrã de 5,5 polegadas IPS Full HD, com tecnologia Quantum Color + e Assertive Display de Apical, que ajusta a saturação e o contraste das cores à luz ambiente. A sua resolução é 1080 x 1920 px e 400 ppi (XHDPI).
Vem equipado com um processador Qualcomm® Snapdragon™ 615 Octa Core A53 até 1,5 GHz, uma gráfica Qualcomm® Adreno™ 405 até 550 MHz, além de uma bateria LiPo 3500 mAh.
A câmara frontal é de 5 Mpx com flash e a câmara traseira de 13 Mpx com sensor Samsung S5K3M2e dual flash, ambas com resolução de vídeo Full HD (1080p). Apresenta uma dimensão de 75,5 x 151,8 x 8,5 mm e 180 g de peso e dispõe de tecnologia NFC (SE).

Aquaris M5

O ecrã de 5 polegadas do Aquaris M5 é IPS Full HD, com uma resolução de 1080 x 1920 px e440 ppi (XHDPI. Conta com tecnologia Quantum Color + e Assertive Display de Apical, que ajusta a saturação e o contraste das cores à luz ambiente.
Os modelos Aquaris M5 têm um processador Qualcomm® Snapdragon™ 615 Octa Core A53 até 1,5 GHz, uma gráfica Qualcomm® Adreno™ 405 até 550 MHz e uma bateria LiPo 3120 mAh. Integram uma câmara frontal de 5Mpx com flash e uma câmara traseira de 13 Mpx comsensor Sony IMX214 e dual flash, ambas com resolução de vídeo Full HD (1080p). Apresentam dimensões de 69,4 x 143 x 8,4 mm e 144 g de peso e contam com tecnologia NFC (HCE).

Aquaris M4.5

O mais pequeno dos Aquaris M está equipado com um processador MediaTek MT6735M Quad Core Cortex A53 até 1 GHz e uma gráfica ARM Mali T720-MP1 até 450 MHz. O seu ecrã IPS qHD de 4,5 polegadas tem uma resolução de 540 x 960 px e 244,77 ppi (HDPI). Apesar dos seus reduzidos 115,5 g, dispõe de uma bateria LiPo 2470 mAh, de uma câmara frontal de 5 Mpx com flash e de uma câmara traseira de 8 Mpx com dual flash, ambas com resolução de vídeo Full HD (1080p).

Comparação entre modelos

Aquaris2_tabela

Preços

Relativamente aos preços, o Aquaris de 4,5” ronda os 179,90€ enquanto a versão de 5,5” custa 319,90€. Aquaris M4.5 e o Aquaris M5 poderão ser adquiridos no início de julho nos países da União Europeia através da loja online da BQ e nos pontos de venda autorizados. O Aquaris M5.5 estará disponível após o verão.
Aquaris