.

O que está a Apple a preparar ao usar um carro tão estranho?

A Apple sempre foi uma empresa conotada com a mais alta tecnologia e com a criação de soluções que servem os utilizadores. Quando o seu serviços de mapas foi lançado esta ideia acabou por ficar manchada e a empresa depressa veio a público pedir desculpa e encontrou uma forma de melhorar este serviço.
Imagens agora surgidas dão conta de um carro pertencente à Apple e que andou a circular nas ruas de Concord, munido com alguns equipamentos estranhos, que podem bem ser para recolha de imagens.
apple_carro_1

Do que se sabe, e foi publicado no blog Claycord, este veículo misterioso foi diversas vezes visto a circular pelas rua de Concord, uma cidade da Califórnia, estando equipado com alguns equipamentos no seu topo, sem que tenha sido entendido de forma clara o seu propósito.
A confirmação de que o veículo estava alugado à Apple foi feita pelo canal de televisão KPIX 5, o que veio lançar alguma luz sobre o assunto e também algumas ideias sobre o que realmente estaria a fazer.
Das várias abordagens que foram feitas ao veículo por algumas testemunhas foi sempre negada qualquer informação sobre a sua função.
apple_carro_2
O equipamento montado no seu topo é em muito similar ao que pode ser vistos nos carros da Google preparados para a recolha de imagens para alimentar os serviços de mapas.
As imagens que têm estado a surgir mostram uma carrinha equipada com equipamento similar e que se julga ter a mesma função, sendo as imagens recolhidas usadas para reforçar o serviço de mapas da Apple, que está ainda numa fase de melhorias e a necessitar desta funcionalidade para concorrer de forma directa com o que o mercado oferece, nomeadamente da Google e da Microsoft.
apple_carro_4
Para além da recolha de imagens, o equipamento que pôde ser visto no topo destes carros tem outra função, se for usado o exemplo da Google. Os seis carros autónomos usam a mesma tecnologia para conseguirem localizar-se no espaço e recolher informação sobre o ambiente que os rodeiam.
Uma segunda possibilidade é o início dos primeiros testes com carros sem condutor por parte da Apple, algo que a empresa supostamente ainda não poderia fazer por não ter uma licença para o efeito.
Claro que esta ausência de autorização pode ser facilmente contornada com a associação com uma qualquer empresa que tenha a devida autorização.
apple_carro_3
Para além deste aparecimento, estes carros e similares têm sido detectados nos últimos meses em outras áreas dos Estados Unidos, sempre com o mesmo equipamento e provavelmente com as mesmas funções.
Naturalmente que a Apple ao ser questionada sobre a utilidade destes veículos rejeitou realizar qualquer comentário sobre o assunto.
Seja qual for a sua verdadeira utilidade, o certo é que a Apple está a entrar num campo que até agora não era seu e que deixará de usar como um consumidor de produtos de outras empresas, passando ela a ser a produtora.
A ideia de recolher imagens e de criar no seu serviço de mapas uma vista diferente e adaptada ao que os utilizadores podem ver numa utilização real irá dar ao serviço de mapas da Apple uma melhoria que a fará acompanhar o que a concorrência está a oferecer.