.

Windows 10 correrá em dispositivos do tamanho de carregadores

O Windows 10 é uma aposta muito grande da Microsoft. Não será apenas dedicado aos desktop e outros equipamentos de maiores dimensões, mas conseguirá abranger um espectro muito grande de hardware e de dispositivos.
Durante a mais recente apresentação da Microsoft, que decorreu na Computex 2015, a empresa mostrou o Windows 10 a correr em dois equipamentos particulares, e um dele era do tamanho de um carregador de telefone.
win_10_carreg_1
Foram várias as máquinas que foram mostradas durante a keynote da Microsoft que decorreu na Computex desde ano. Todas tinha, claro, o Windows 10 a correr, e em todas o novo sistema operativo da Microsoft se adapta e corre sem qualquer problema.
Mas houve duas máquinas que chamaram à atenção e que mostram a versatilidade que este novo sistema vai ter, capaz de correr desde o equipamento de maiores dimensões, e com hardware correspondente, até aos mais pequenos dispositivos.
Uma das máquinas tinha dimensões muito similares a um normal carregador eléctrico e conta com duas portas USB 3.0 e uma HDMI.
O Quanta Compute Plug foi criado para ser ligado directamente à parede e a partir dai serem ligados os periféricos e o cabo HDMI para ligação à televisão.
O controlo deste diminuto equipamento pode ser feito com recurso à Cortana, quer via um controlo remoto Bluetooth ou com um headset.
Não foram apresentadas quaisquer especificações ou datas de disponibilização para o Quanta Compute Plug.
win_10_carreg_2
A segunda máquina, o Foxconn Kangaroo, que tem dimensões ligeiramente maiores, apresenta argumentos muito mais interessantes.
Para além de estar equipado com o processador Cherry Trail da Intel tem ainda uma bateria interna que lhe permite uma autonomia de 6 horas. Soma-se ainda um leitor de impressões digitais que pode funcionar de forma directa com o Windows Hello.
Este é um equipamento que depois de ligado a uma televisão, com recurso a uma porta HDMI, pode transformar-se num PC completo, com todas as funcionalidades do Windows 10.
Esta é uma aponta que até agora estava fora das mãos da Microsoft e que passava apenas pelos fabricantes. A chegada da Microsoft pode permitir uma adaptação bem directa do Windows 10 a estes dispositivos e uma optimização geral.