.

"App" permite conduzir jipe por controlo remoto

A Land Rover está a desenvolver uma nova tecnologia de controlo remoto que permite ao condutor sair do veículo e conduzi-lo a partir do "smartphone".

A Land Rover anunciou esta terça-feira o sistema, ainda em fase de protótipo. A aplicação mostra ao condutor como pode conduzir o seu carro remotamente através do telemóvel.
Esta nova tecnologia foi pensada para estacionamentos apertados, permitindo ao condutor sair do carro antes de estacionar. Fora do carro, ganha maior visibilidade para efetuar a manobra.
Através do telemóvel, conseguirá controlar o volante, acelerador e travões, tudo isto para que consiga manobrar o veículo em situações difíceis.
"Uma manobra arriscada pode ser uma experiência stressante para qualquer condutor. Um carro controlado remotamente ou um carro que pode sair de situações de forma autónoma demonstra como podemos usar as novas tecnologias para reduzir o trabalho exaustivo e melhorar a segurança das ruas" - disse Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover.
Para que a aplicação funcione, o condutor deve estar a menos de dez metros de distância do automóvel. Permitirá que ligue o carro, arranque, mude de mudança e gire o volante fora do automóvel. Para questões de segurança o controlo remoto funcionará sempre a uma velocidade de 6 quilómetros por hora.