.

Projecto Soli: O radar que controla interfaces com movimentos

A Google procura estar sempre na vanguarda das tecnologias, sejam elas dedicadas à web, aos dispositivos ou até à forma como nos deslocamos. Com um grupo de pesquisa dedicado a criar “o que ainda não existe”, consegue mostrar com regularidade novidades que acabam depois por ser integradas no nosso quotidiano.
Com a I/O a decorrer, foi hoje a vez de surgir mais um projecto revolucionário. O Projecto Soli vem mostrar o caminho que vai ser trilhado para o controlo de dispositivos, recorrendo a um simples chip que terá dentro um radar.
Soli_1
Fui numa das várias sessões dedicadas ao ATAP que a Google mostrou o Projecto Soli. Este minúsculo chip, que terá dentro de si um radar capaz de ler as movimentações de uma mão, será a forma com que a Google pretende revolucionar as interfaces.
Apesar de estar ainda a ser desenvolvido, o este chip que é a base do Projecto Soli está já utilizável e isso foi demostrado durante a sessão de apresentação.
A ideia base é a utilização do radar para detectar as mais pequenas movimentações de uma mão e assim transmitir isso para os dispositivos onde estiver aplicado, convertendo-o em acções nas interfaces.
Soli_2
A escolha do radar foi feita com base em diferentes factores. Em primeiro lugar porque consegue detectar minúsculos movimento, que podem ser convertidos em “acções”.
Por outro lado esta tecnologia pode já ser miniaturizada e colocada dentro de um chip, indestrutível e de dimensões reduzidas.
A utilização desta nova tecnologia está aberta a qualquer dispositivo, que passará a dispensar o contacto, bastando que o utilizador realize um dos movimentos definidos e que se reflectem numa acção que pode ir desde o percorrer uma lista, mudar uma página ou alterar o volume. E claro, sem recorrer a qualquer botão físico.
O Projecto Soli é apenas mais uma ideia que a Google criou e passou à prática. Ainda não existe uma utilização prática, mas a sua introdução na indústria será um passo importante.
A revolução que a Google quer criar sustenta-se neste tipo de projectos e de ideias que surgem dentro do grupo ATAP. Outros projectos ali criados estão já acessíveis a todos e provam que este incubadora de ideias tem tudo para ser a fonte de futuros produtos da Google.