A notícia surgiu ontem e deixou muitos utilizadores de computadores Samsung alarmados. Segundo o que foi descoberto a Samsung estava a bloquear a instalação de actualizações do Windows, para garantir a estabilidade e o bom funcionamento destes computadores.
Depois da notícia ter sido tornada pública, tanto a Microsoft como a Samsung vieram a público e revelaram as suas posições, tendo a gigante de Redmond deixado bem claro que esta é uma situação que não pode acontecer e com a marca Sul Coreana a tentar arranjar explicações para o sucedido.
O problema foi descoberto por um MVP da Microsoft e revelava que a Samsung estava a colocar nos seus computadores uma pequena e simples aplicação que desabilitava de forma permanente o sistema de actualizações do Windows. Mesmo depois de reactivado a aplicação da Samsung voltava a colocar o sistema desprotegido a cada reinicio da máquina.
Segundo as informações iniciais da própria Samsung este comportamento é propositado e destina-se a proteger as máquinas da instalação de drivers genéricos da Microsoft, o que poderia causar problemas nas máquinas.
Como reacção à notícia a Microsoft apressou-se a lançar um comunicado público onde condena este tipo de acções e revela que, tal como todos sabem, o Windows Update é essencial e crítico para o bom funcionamento do Windows.
Windows Update remains a critical component of our security commitment to our customers. We do not recommend disabling or modifying Windows Update in any way as this could expose a customer to increased security risks. We are in contact with Samsung to address this issue.
A Microsoft revelou também que está em contacto com a Samsung para tratarem deste problema, sem que tenha especificado que tipo de medidas vão ser tomadas.
Na esperança de resolver toda esta confusão a Samsung veio também a público tentar esclarecer o que a sua aplicação faz. Negaram que esta bloqueava as actualizações do Windows e que estão empenhados em manter os utilizadores protegidos.
Segundo a Samsung os utilizadores têm a possibilidade de decidir como e quando podem fazer as actualizações no Windows.
It is not true that we are blocking a Windows 8.1 operating system update on our computers. As part of our commitment to consumer satisfaction, we are providing our users with the option to choose if and when they want to update the Windows software on their products. We take product security very seriously and we encourage any Samsung customer with product questions or concerns to contact us directly.
A verdade é que uma aplicação com o nome Disable_Windowsupdate.exe deixa muito pouco por revelar e todos os testes realizados provaram de forma inequívoca que é este o responsável pelo desactivar dos processos de actualização do Windows.
Se pretenderem saber se o vosso computador Samsung tem este agente infiltrado e a fazer estragos, apenas precisam de colocar no explorador do Windows este caminho:%ALLUSERPROFILE%\ProgramData\Samsung, e verificar se está lá dentro a tão falada aplicação.
A Samsung vai ainda ter muito que explicar aos seus utilizadores, de forma a esclarecer as razões reais deste bloqueio das actualizações e como pode esta política ser alterada.